Publicações

Contextos e Pesquisas

Contextos e Pesquisas é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.

 

Técnicas de Pesquisa para Design

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Leonardo Marques de Abreu (Org.)

Resumo: Técnicas de Pesquisa para Design é o segundo título da coleção Ensaios sobre Economia Criativa, vinculada aos Laboratórios de Pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão de Economia Criativa da ESPM. Reúne dez capítulos com técnicas provenientes de vários campos – como antropologia, ergonomia e marketing – que podem ser utilizadas em pesquisas de Design

Número de páginas: 296

ISBN: 978-85-7475-277-8

Edição: 1°

Ano: 2018

Editora: Topbooks

 

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)

Resumo: Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

Número de páginas: 296

ISBN: 978-85-7650-523-5

Edição: 1°

Ano: 2016

Editora:E-Papers

Design – reflexões e experiências

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)

Resumo: Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras.

Número de páginas: 180

ISBN: 978-85-7650-528-0

Edição: 1°

Ano: 2016

Editora: E-Papers

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira  e Sílvia Borges (orgs.)

Resumo: O conceito de Economia Criativa abrange a aplicação de ideias, imaginação, criatividade e inovação a quaisquer segmentos da economia, ou seja, a qualquer atividade humana que contemple produção, propagação, consumo, experiência e formação de identidade. O livro destaca, por meio de um olhar amplo, analítico e atual, as múltiplas facetas da Economia Criativa, contemplando análises e geração de alternativas para pesquisar os limites e as convergências contemporâneas pelas quais as mídias tradicionais se reinventam na sociedade atual e como os produtos de consumo (sejam oriundos da Indústria Criativa ou da sociedade produtora) refletem ou moldam as pessoas e o mercado em geral

Número de páginas: 152

ISBN: 978-85-7650-477-1

Edição: 1°

Ano: 2015

Editora: E-Papers

Outras publicações

Os membros do LAB3i realizaram livros decorrentes de parcerias com outros colegas profissionais ou como produtos de pesquisas individuais.

Design de Interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira

Resumo: O livro remete ao projeto de Design da Informação e da Interação, com ênfase no elemento humano. Assim, referencia-se ao usuário. Ele é e pode ser tanto o receptor quanto o emissor, jamais passivo. Ademais, o indivíduo é que decide se a mensagem que obtém é realmente informação. O conteúdo é fruto de mais quinze anos trabalhando e pensando os desdobramentos do projeto interativo para a sociedade. Com isso, é possível ter o encontro teórico e prático do Design de Interação, da Comunicação Digital, da Arquitetura de Informação e da Ciência da Informação. Por meio desse debate reflexivo e de pesquisas interdisciplinares chega-se na compreensão deste fenômeno contemporâneo. Em síntese, só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve.

Número de páginas: 208

ISBN: 978-85-6603-166-9

Edição: 1°

                                                        Ano: 2014

                                                        Editora: 5W editora

Design Thinking – inovação em negócios

Beatriz Russo, Brenda Lucena, Isabel Adler, Ysmar Vianna e Mauricio Vianna.

Resumo: O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.

Número de páginas: 162

ISBN: 978-85-65424-00-4

Edição: Digital

Ano: 2011

Editora: MJV Press

Comunidação, Orzanizações e Cultura

Ana Erthal in Fernando do Nascimento Gonçalves e Antonio Luiz de Medina Filho (organizadores)

Resumo: Coletânea com artigos de pesquisadores de diversas universidades do país que discute as mudanças no ambiente das organizações no contexto da cultura digital. Levanta e analisa alguns dos principais desafios para a comunicação nas organizações hoje: as novas configurações culturais e midiáticas que redimensionam o papel do cidadão, do Estado e das organizações; as formas descentralizadas de produção, distribuição e acesso à informação e aos bens; novas formas de gestão da comunicação e de negócios; as mudanças nas arquiteturas organizacionais; e o maior poder de negociação e questionamento dos públicos nas redes sociais. O livro se destina principalmente a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de comunicação e de administração.

Número de páginas: 326

ISBN: 978-85-7511-379-0

Edição: Impressa

Ano: 2014

Editora: Eduerj

Marcas, memória e representação

Ana Erthal in Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz (organizadoras)

Resumo: Grupo de pesquisadores da ESPM, ligados aos Laboratórios de Pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, “discorrem sobre reflexões e pesquisas oriundas de lentes com prerrogativas multidisciplinares” – o campo do pensamento humano.

Número de páginas: 190

ISBN: 978-85-7475-269-3

Edição: Impressa

Ano: 2017

Editora: TopBooks