Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: Avaliação Reflexiva para Proposição de uma Visão Integrativa
Marco Rodrigues; Daniel Kamlot
Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes.
Periódico: Revista Eletrônica de Administração da UFRGS
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018/84710
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Automação e precarização do trabalho na produção de vestuário: duas faces da mesma moeda
Joana Martins Contino
O presente ensaio tem como objetivo refletir criticamente sobre a relação entre a automação proposta pela “Indústria 4.0” e a precarização do trabalho na indústria da moda. Com base em um referencial teórico proveniente da crítica da economia política marxiana, questionamos a viabilidade de plena implementação da automação no setor de confecção de vestuário.
Forum Fashion Revolution 2022 – E-book
https://issuu.com/fashionrevolution/docs/ebook-forum-2022/s/17122858