Artigos Científicos

2022

Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: Avaliação Reflexiva para Proposição de uma Visão Integrativa

Marco Rodrigues; Daniel Kamlot

Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes.

Periódico:  Revista Eletrônica de Administração da UFRGS

Link para download: 
https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018/84710

 

2021

Social Networks Uses and Motivations: Proposition and Test of an Integrative Model

Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Marcelo Guedes Carneiro, Antônio Roberto Ramos Nogueira, Marco Aurelio de Souza Rodrigues, and Sabrina Trindade Alves
O presente trabalho (1) identifica o que motiva o uso de redes sociais (SNs na sigla em inglês) e (2) testa um modelo integrativo. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguida de uma pesquisa de métodos mistos, sendo identificadas motivações nos domínio tecnológico, social e individual das SNs. A etapa qualitativa da pesquisa respaldou a seleção das variáveis a serem testadas, sendo que o estudo testou essas motivações com uma amostra de 468 entrevistados. Como resultado, emergiu um novo modelo que salienta o que mais motiva o uso das redes sociais on-line. A Competição e a Narrativa Coletiva são conceitos novos que explicam o uso das mídias sociais, juntamente com Escapismo, Informação, Identidade e Socialização.

Periódico:  Latin American Business Review

Link para download: 
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10978526.2020.1866995

 

2021

From campfire to coliseum: motivations for using social network

Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Marcelo Guedes Carneiro, Roberta Dias CamposPor meio de uma revisão de literatura, foi identificada uma lacuna em relação ao papel da competição como motivador do uso de redes sociais (SNs). Este estudo busca suprir essa lacuna, explorando motivadores para o uso de SNs a partir da reflexão sobre como o consumo de SNs pode estar relacionado à experiência de competição dos usuários. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar a influência da competição no uso das mídias sociais.

Periódico:  Qualitative Market Researc

Link para download: 
https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QMR-12-2019-0130/full/html

 

2021

Pandemia, Samba e as Lives de Diogo Nogueira: Desafios de Gestão de Plataforma

Marco Aurelio de Souza Rodrigues, Daniel Kamlot,  Anita Vasconcelos de Carvalho
O presente caso explora uma situação que atingiu a quase totalidade de artistas – músicos em particular – após a ocorrência da pandemia de COVID-19: a necessidade de realizar shows em um contexto em que aglomerações são proibidas. Com base na realidade do famoso sambista Diogo Nogueira, apresenta-se uma situação em que a decisão por realizar apresentações por meio de lives é avaliada. A partir do cenário vislumbrado, são expostas possíveis opções para que Diogo, por meio das lives, mantenha- se em evidência perante um público ainda ávido por entretenimento. O caso possibilita a discussão sobre estratégia, gestão de plataformas e inovação. Recomenda-se a utilização do caso em disciplinas de estratégia para cursos de pós-graduação.

Periódico:  Revista de Administração Contemporâne

Link para download: 
https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1467

 

2020

An exploration of eLearning adoption in the educational ecosystem

Marco Aurélio de Souza Rodrigues, Paula Chimenti & Antonio Roberto Ramos Nogueira

O processo de ensinar e aprender atravessou séculos sem mudanças. No entanto, o surgimento do eLearning pode transformar a sala de aula, outrora um espaço padronizado, centrado no professor e com escalabilidade reduzida; num ambiente dinâmico, virtual, personalizado, centrado no aluno e com alta escalabilidade. Estas mudanças impactam diversos stakeholders, como pais, alunos, professores, universidades, sistemas de ensino e editoras. Por conseguinte, para compreender a adoção de uma inovação como o eLearning, a utilização de modelos clássicos dedicados ao estudo de adoção de inovações, usualmente centrados num único usuário, pode não ser suficiente. Faz-se necessária uma visão que considere simultaneamente a perspectiva de diversos atores. Tais atores, eventualmente oriundos de indústrias diferentes, formam uma rede de cooperação ou competição entre si, um conceito chamado de ecossistema de negócios. Assim, o objetivo deste estudo é explorar o processo de adoção de inovações sob a perspectiva de múltiplos atores ou, em outras palavras, sob a perspectiva de um ecossistema de negócio. Para tanto, este estudo exploratório realizou 58 entrevistas com representantes de 7 atores distintos do ecossistema educacional brasileiro. Por meio de análise de discurso e de frequência, o estudo identificou 10 construtos generalistas que transcendem os atores e o ecossistema pesquisados, propondo um modelo preliminar para pesquisas futuras dedicadas ao estudo de adoção de inovações em ecossistemas de negócio.

Periódico: Education and Information Technologies

Link para download: 
https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-020-10276-3